User-agent: Mediapartners-Google Disallow: User-agent: * Disallow: /search Allow: / Sitemap: https://projectdollarscast.blogspot.com/sitemap.xml Análise semanal - Bleach #677 - DollarsCast

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Análise semanal - Bleach #677

Horn of salvation II



Fala galerinha; mais uma semana se passa e cá estamos para falar sobre Bleach. Estamos aqui para falar sobre as maluquices do Kubo, sobre chifres que salvam, pais que socam seus filhos trevosos e por aí vai.
Brincadeiras à parte, quero apenas deixar aquele pedido de desculpas sagaz pela demora nessa análise da semana. A correria bateu com força essa semana e só agora que deu para analisar o capítulo (leia-se reler com calma), mas vamos deixar o papo furado de lado e bora comentar sobre o capítulo de Bleach, vamos comentar sobre o 2º melhor mangá nas toc da JUMP, isso se olharmos de cabeça para baixo.

Capítulo 677 – Horn of salvation 2

Desespero e esperança. Dois opostos e duas palavras chaves para esse capítulo em um todo. Enfim as coisas começaram a esquentar e o Kubo resolveu parar a bronha que estava essa luta. É curioso notar que, todo capítulo seguiu um rumo que não dá para descontextualizar essas palavras dele, apenas dá para dizer que, sem elas o capítulo seria vazio e até menos chamativo.
Comentei na semana passada que o título “Horn of salvation”, ali, fazia todo o sentido; o que foi um fato mais que comprovado, até como o capítulo termina, porém nessa semana o capítulo tem o mesmo nome e parece que foi mais para evidenciar que nosso morango preferido está com o Chifre na cabeça ainda, mas em nada ele acrescenta, pois o mesmo não utiliza nenhuma técnica com ele, deixando o bendito ali só de adorno mesmo. Porém todo capítulo passa rápido e fluindo com maestria; sinceramente, tenho de admitir que o Kubo conseguiu tornar esse capítulo bom e contido, tornando a experiência de leitura boa sem, necessariamente, precisar ler o volume todo (coisa que questionei algumas semanas atrás).
É nesse capítulo, também, que vemos, enfim, a extensão da habilidade de prever o futuro que nosso Quincy boss possuí. A princípio todo o conceito de poder fazer previsões do futuro soou vago ou até boring, pois Bleach já provou inúmeras vezes que o protagonismo SEMPRE VENCE em meio a qualquer plot twist dado, mas aqui isso se tornou incerto uma vez que Yhwach possuí habilidade para prever todo futuro, mais precisamente, ele pode minar qualquer esperança que surja. Aqui entra o conceito que mais me agradou nesse capítulo, que é a questão de até onde podemos ir contra um poder que prevê tudo e trata as rotas de futuro como grãos de areia. O cara chega a desdenhar do Ichigo por ele achar que pode mudar o futuro. É aqui o ponto onde entra aquela incerteza de vitória; mas ainda sim é muito bem utilizado tudo isso.
Kubo é um autor que, apesar dos pesares, sabe utilizar bem o roteiro em seu favor quando é necessário; esse capítulo é prova cabal disso. É aqui onde ele encaixa, com certa maestria, uma quebra de possível virada, nos dá um discurso que serviria para desmotivar o herói e no final, novamente, nos mostra que o herói evoluiu e, sim, irá lutar contra todas as possibilidades. Esse é um dos poucos momentos que admito a capacidade do Kubo, não em criar boas histórias, até porque ele se perdeu no meio do caminho, estendeu demais aquilo que podia já ter acabado, mais sim em criar bons desenvolvimentos para justificar possíveis up no Ichigo. Não que isso justifique a canseira que foi o arco dos Fullbring ou a falta de foco na evolução dos outros (Ishida, Sado e Inoue), mas ainda sim é algo que ele tenta arrumar, de modo piegas, mas tenta.


Importante também ressaltar que a questão de se desesperar, a essa altura, seria algo plausível, porém seria tornar o Ichigo alguém sem evolução mental nenhuma, pois ele já passou por situações nesse nível de dificuldade, e sempre deu um jeito de sair delas. Logo, nesse momento ele tem que focar em vencer e não dar margem para pensar em perder, mesmo que as chances de derrota estejam em 100%.
No mais, creio que vale a pena acrescentar que finalmente o Ichigo liberou a sua bankai. Só vamos vê-la no próximo capítulo? Sim, mas é válido fazer essa menção, em especial quando faz mais de 100 capítulos que não lemos essa frase (de uma palavra) no mangá, mas agora é esperar para ver o que a dita bankai mudará no destino e no rumo da luta.

Postar um comentário