User-agent: Mediapartners-Google Disallow: User-agent: * Disallow: /search Allow: / Sitemap: https://projectdollarscast.blogspot.com/sitemap.xml Vamos falar sobre K-Pop? - Aula 2 - DollarsCast

domingo, 12 de junho de 2016

Vamos falar sobre K-Pop? - Aula 2

Dialeto K-poper

Olá mundo...

Tia Jeh de volta... NA GLORIA DE SHISUS...
Ok, eu sei demorei Miane!¹

MAS EU VOLTEI RECHEADA DE NOVIDADE.. e dessa vez a aula de K-pop é sobre o dialeto.
Sim... você não leu errado, quando você entra no mundo do K-pop, começa a adotar palavras em coreano, além de descobrir novas definições... até me atrevo em dizer que você descobre um novo mundo.

Para quem está no começo, ou que é apenas curioso, acaba não entendendo muito alguns termos usado pelo K-popers... Pois é ai temos um termo já: K-poper é o termo usado para quem gosta de K-pop. 
Temos também a definições dos Idols coreanos que se usa K-idol.
E na mesma linha do K, temos Youtubers que fala sobre o assunto, ou seja... K-Youtubers.

Certo, para não ficar muito confuso, agora vamos falar sobre termos...
Existe alguns que sem duvida você vai se deparar quando se fala de K-pop, são termos mais usados, e você precisa saber o que significa se não, você não vai entender:

MV é a abreviação de Music Video, e isso é bastante usado quando um grupo faz o comeback/ Debut.

Mas tia o que é Comeback? Ele vão voltar? De onde? E quem vai debutar? Eles vão fazer quinze anos?

Debut é quando um grupo estreia, e passa a ser “apresentado” no mundo artístico. Pequeno padawan do mundo asiático/ coreano, quando fala em comeback é provável que o grupo estará de volta aos palcos, ou seja vem nova música, ou clipe... ou até mesmo álbum.

Depois que eles voltam para os palcos, (uma coisa que varia muito de grupo/empresa) você escolhe e fica gritando loucamente pelo seu Bias...

Bias? Que isso Tia Jeh? É de comer?

Olha eu recomendo não comer o Bias, ( ͡° ͜ʖ ͡°)... MASSSSS.......

Ok parei, Bias é usado para aquele Idol que você gosta do grupo, além dele você inda pode ter o Utt Bias, ou seja, aquele um que é o mais preferido dos preferido do mundo todo/universo. ~ sem exageros ~

Vou dar meu exemplo: eu Tia Jéss tem como Bias o Jungkook do BTS, Heechul do Super Junior e meu Utt Bias é o G-Dragon do BigBang.

Isso pode? Claro que pode, você pode ter mais de um Bias no grupo! (tipo eu) só que isso, só demostra o tanto que você sofre pelo assunto, quanto mais grupos você gosta... mais trouxa e sofrida você é...

Ou seja você pode ser de vários fandoms.
E cada fandom tem um nome, além do nome tem também cor oficial.
É eu disse que não é fácil.
A Tia aqui é ELF, VIP e Army.

Que isso tia?

Isso, é o nome dos Fandoms dos grupos, Super Junior, BigBang e BTS... respectivamente.
Pra que isso serve?
Pra demonstras que eu sou trouxa 3 vezes.
Okay, eu poderia aqui complicar ainda mais, (e vou) porque existe grupos que tem o nome do fandom, e do fandom individual.

QUE?

É... tipo assim, eu gosto do BigBang, então eu sou uma VIP... certo? E meu Utt Bias é o G-Dragon portanto eu sou G-Army...
Confuso? Eu sou fã do grupo, e sou fã de um dos integrantes... eu sei que soa complicado.

Esses Oppas/ Unnies adoram complicar nossas vidas.
Não precisa perguntar... se você é uma garota e é fã de k-pop, se seu k-idol for mais velho que você pode gritar um Oppa para ele... seria equivalente com um Onii-chan em Japonês.
Unnie é a definição da Idol feminino mais velha. Onee-chan.

Ok, você já está pronto para ir a um Fanmeeting, evento em que os ídolos falam com as fãs, assinam autógrafos, recebem presente, etc. Fansig são eventos em que os ídolos só dão autógrafos. E por último temos o High Touch ou High Five, ou seja bater na mão de cada um do grupo favorito e ir embora.
Aqui eu posso falar de forma séria, que por mais isso pareça uma besteira pode ser muito importante para o fã.

E se você acha que só no Brasil tem MC, é que você não sabe, que isso também existe no K-pop... mas é claro que eles não são funkeiros que desrespeitam repórteres. MC na coreia é a abreviação de Mestre de cerimônia ou seja aquele Idol que tem a Vibe para apresentar em shows/ performance em televisão. 

Ahh resumo, falamos e MV, falamos de Debut, Comeback, de Bias (e ultimate Bias) falamos de Fandoms e de Oppas e Unnies... são muitos detalhes fora que os K-popers ainda adotam palavras em coreano.

Algumas que eu uso muito. (Elas estão romanizadas)
Miane¹: desculpas
Annyeonghaseyo: oi ( SIM EU SEI QUE É UM PALAVRÃO SÓ PRA FALAR OI...TAMBÉM ACHO UM ABSURDO)
Saranghae: eu te amo.
Ottoke?:  e agora? O que fazer?
Aigoo: ai meu Deus...( pode ser usado também Mapsosa)
Kamsamnida: obrigado!

Ai meu bem, existe o google para você se divertir e descobrir novas palavras em coreano.
Espero que você tenha tido uma ideia boa do dialeto que o k-popers usam.
Além de decorar nomes, rostos e voz. Aprendemos novas palavras....

Hwaiting para você que esta começando nesse mundo. E não desista, porque ele é um lugar bem mais divertido!
Beijos, de Glitter purpurinado da Jess-Unnie!
Postar um comentário